O PRESIDENTE DA REPÚBLICA , faço saber
que o CONGRESSO NACIONAL decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art . 1º O Conselho de Justificação é destinado a julgar, através de processo
especial, da incapacidade do oficial das Forças Armadas - militar de carreira - para
permanecer na ativa, criando-lhe, ao mesmo tempo, condições para se justificar.
Parágrafo único. O Conselho de Justificação pode, também, ser aplicado ao oficial
da reserva remunerada ou reformado, presumivelmente incapaz de permanecer na situação de
inatividade em que se encontra.
Art . 2º É submetido a Conselho de Justificação, a pedido ou " ex officio
" o oficial das forças armadas:
I - acusado oficialmente ou por qualquer meio lícito de comunicação social de ter:
a) procedido incorretamente no desempenho do cargo;
b) tido conduta irregular; ou
c) praticado ato que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro da classe;
II - considerado não habilitado para o acesso, em caráter provisório, no momento em
que venha a ser objeto de apreciação para ingresso em Quadro de Acesso ou Lista de
Escolha;
III - afastado do cargo, na forma do Estatuto dos Militares por se tornar incompatível
com o mesmo ou demonstrar incapacidade no exercício de funções militares a ele
inerentes, salvo se o afastamento é decorrência de fatos que motivem sua submissão a
processo;
IV - condenado por crime de natureza dolosa, não previsto na legislação especial
concernente a segurança do Estado, em Tribunal civil ou militar, a pena restrita de
liberdade individual até 2 (dois) anos, tão logo transite em julgado a sentença; ou
V - pertencente a partido político ou associação, suspensos ou dissolvidos por
força de disposição legal ou decisão judicial, ou que exerçam atividades prejudiciais
ou perigosas à segurança nacional.
Parágrafo único. É considerado, entre outros, para os efeitos desta Lei, pertencente
a partido ou associação a que se refere este artigo o oficial das Forças Armadas que,
ostensiva ou clandestinamente:
a) estiver inscrito como seu membro;
b) prestar serviços ou angariar valores em seu benefício;
c) realizar propaganda de suas doutrinas; ou
d) colaborar, por qualquer forma, mas sempre de modo inequívoco ou doloso, em suas
atividades.
Art . 3º O oficial da ativa das Forças Armadas, ao ser submetido a Conselho de
Justificação, é afastado do exercício de suas funções:
I - automaticamente, nos casos dos itens IV e V, do artigo 2º; e
II - a critério do respectivo Ministro, no caso do item I, do artigo 2º.
Art . 4º A nomeação do Conselho de Justificação é da competência:
I - do Ministro da Força Armada a que pertence o oficial a ser julgado; e
II - do Comandante do Teatro de Operações ou de Zona de Defesa ou dos mais altos
comandantes das Forças Singulares isoladas, para os oficiais sob seu comando e no caso de
fatos ocorridos na área de sua jurisdição, quando em campanha no país ou no exterior.
§ 1º As autoridades referidas neste artigo podem, com base nos antecedentes do
oficial a ser julgado e na natureza ou falta de consistência dos fatos argüidos,
considerar, desde logo, improcedente a acusação e indeferir, em conseqüência, o pedido
de nomeação do Conselho de Justificação.
§ 2º O indeferimento do pedido de nomeação do Conselho de Justificação,
devidamente fundamentado, deve ser publicado oficialmente e transcrito nos assentamentos
do oficial, se este é da ativa.
Art . 5º O Conselho de Justificação é composto de 3 (três) oficiais, da ativa, da
Força Armada do justificante, de posto superior ao seu.
§ 1º O membro mais antigo do Conselho de Justificação, no mínimo um oficial
superior da ativa, e o presidente, o que lhe segue em antigüidade é o interrogante e
relator, e o mais moderno, o escrivão.
§ 2º Não podem fazer parte do Conselho de Justificação:
a) o oficial que formulou a acusação;
b) os oficiais que tenham entre si, com o acusador ou com o acusado, parentesco
consangüíneo ou afim, na linha reta ou até quarto grau de consangüinidade colateral ou
de natureza civil; e
c) os oficiais subalternos.
§ 3º Quando o justificante é oficial-general cujo posto não permita a nomeação de
membros do Conselho de Justificação com posto superior, estes serão nomeados dentre os
oficiais daquele posto, da ativa ou na inatividade, mais antigos que o justificante.
§ 4 o Quando o justificante é oficial da reserva remunerada ou reformado, um dos
membros do Conselho de Justificação pode ser da reserva remunerada.
Art . 6º O Conselho de Justificação funciona sempre com a totalidade de seus
membros, em local onde a autoridade nomeante julgue melhor indicado para à apuração do
fato.
Art . 7º Reunido o Conselho de Justificação, convocado previamente por seu
presidente, em local, dia e hora designados com antecedência presente o justificante, o
presidente manda proceder a leitura e a situação dos documentos que constituíram o ato
de nomeação do Conselho; em seguida, ordena a qualificação e o interrogatório do
justificante, o que é reduzido a auto, assinado por todos os membros do Conselho e pelo
Justificante, fazendo-se a juntada de todos os documentos por este oferecidos.
Parágrafo único. Quando o justificante é oficial da reserva remunerada ou reformado
e não é localizado ou deixa de atender a intimação por escrito para comparecer perante
o Conselho de Justificação:
a) a intimação é publicada em órgão de divulgação na área do domicílio do
justificante; e
b) o processo corre à revelia, se não atender à publicação.
Art . 8º Aos membros do Conselho de Justificação é lícito reperguntar ao
justificante e às testemunhas sobre o objeto da acusação e propor diligências para o
esclarecimento dos fatos.
Art . 9º Ao justificante é assegurada ampla defesa, tendo ele após o
interrogatório, prazo de 5 (cinco) dias para oferecer suas razões por escrito, devendo o
Conselho de Justificação fornecer-lhe o libelo acusatório, onde se contenham com
minúcias o relato dos fatos e a descrição dos atos que lhe são imputados.
§ 1º O justificante deve estar presente a todas as sessões do Conselho de
Justificação, exceto à sessão secreta de deliberação do relatório.
§ 2º Em sua defesa, pode o justificante requerer a produção, perante o Conselho de
Justificação, de todas as provas permitidas no Código de Processo Penal Militar.
§ 3º As provas a serem realizadas mediante Carta Precatória são efetuadas por
intermédio da autoridade militar ou, na falta desta, da autoridade judiciária local.
Art . 10. O Conselho de Justificação pode inquirir o acusador ou receber, por
escrito, seus esclarecimentos, ouvindo, posteriormente, a respeito, o justificante.
Art . 11. O Conselho de Justificação dispõe de um prazo de 30 (trinta) dias, a
contar da data de sua nomeação, para a conclusão de seus trabalhos, inclusive remessa
do relatório.
Parágrafo único. A autoridade nomeante, por motivos excepcionais, pode prorrogar até
20 (vinte) dias o prazo de conclusão dos trabalhos.
Art . 12. Realizadas todas as diligências, o Conselho de Justificação passa a
deliberar, em sessão secreta, sobre o relatório a ser redigido.
§ 1º O relatório, elaborado pelo escrivão e assinado por todos os membros do
Conselho de Justificação, deve julgar se o justificante:
a) é, ou não, culpado da acusação que lhe foi feita; ou
b) no caso de item II, do artigo 2º está ou não, sem habilitação para o acesso, em
caráter definitivo; ou
c) no caso do item IV, do artigo 2º, levados em consideração os preceitos de
aplicação da pena previstos no Código Penal Militar, está, ou não, incapaz de
permanecer na ativa ou na situação em que se encontra na inatividade.
§ 2º A deliberação do Conselho de Justificação é tomada por maioria de votos de
seus membros.
§ 3º Quando houver voto vencido é facultada sua justificação por escrito.
§ 4º Elaborado o relatório, com um termo de encerramento, o Conselho de
Justificação remete o processo ao Ministro Militar respectivo, através da autoridade
nomeante, se for ocaso.
Art . 13. Recebidos os autos do processo do Conselho de Justificação, o Ministro
Militar, dentro do prazo de 20 (vinte) dias, aceitando ou não seu julgamento e, neste
último caso, justificando os motivos de seu despacho, determina:
I - o arquivamento do processo, se considera procedente a justificação;
II - a aplicação de pena disciplinar se considera contravenção ou transgressão
disciplinar a razão pela qual o oficial foi julgado culpado;
III - na forma do Estatuto dos Militares, e conforme o caso, a transferencia do acusado
para a reserva remunerada ou os atos necessários a sua efetivação pelo Presidente da
República, se o oficial foi considerado não habilitado para o acesso em caráter
definitivo;
IV - a remessa do processo ao auditor competente, se considera crime a razão pela qual
o oficial foi considerado culpado;
V - a remessa do processo ao Superior Tribunal Militar:
a) se a razão pela qual o oficial foi julgado culpado está previsto nos itens I, III
e V do artigo 2º; ou
b) se, pelo crime cometido prevista nos itens IV do artigo 2º o oficial foi julgado
incapaz de permanecer na ativa ou na inatividade.
Parágrafo único. O despacho que julgou procedente a justificação deve ser publicado
oficialmente e transcrito nos assentamentos do oficial, se este é ativa.
Art . 14. É da competência do Superior Tribunal Militar julgar, em instância única,
os processos oriundos de Conselhos de Justificação, a ele remetidos por Ministro
Militar.
Art . 15. No Superior Tribunal Militar, distribuido o processo, é o mesmo relatado por
um dos Ministros que, antes, deve abrir prazo de 5 (cinco) dias para a defesa se
manisfestar por escrito sobre a decisão do Conselho de Justificação.
Parágrafo único. Concluída esta fase é o processo submetido a julgamento.
Art . 16. O Superior Tribunal Militar, caso julgue provado que o oficial é culpado de
ato ou fato previsto nos itens I, III e V, do artigo 2º ou que, pelo crime cometido,
previsto no item IV, do artigo 2º, é incapaz de permanecer na ativa ou na inatividade,
deve, conforme o caso:
I - declará-lo indigno do oficialato ou com ele incompatível, determinando a perda de
seu posto e patente; ou
II - determinar sua reforma.
§ 1º A reforma do oficial é efetuada no posto que possui na ativa, com proventos
proporcionais ao tempo de serviço.
§ 2º A reforma do oficial ou sua demissão " ex officio " conseqüente da
perda de posto e patente, conforme o caso, é efetuado pelo Ministro Militar respectivo ou
encaminhada ao Presidente da República, tão logo seja publicado o acórdão do Superior
Tribunal Militar.
Art . 17. Aplicam-se a esta lei, subsidiariamente, as normas do Código de Processo
Penal Militar.
Art . 18. Prescrevem em 6 (seis) anos, computados na data em que foram praticados, os
casos previstos nesta Lei.
Parágrafo único. Os casos também previstos no Código Penal Militar como crime
prescrevem nos prazos nele estabelecidos.
Art . 19. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogada a Lei nº
5.300, de 29 de junho de 1967 e demais disposições em contrário.
Brasília, 5 de dezembro de 1972; 151º da Independência e 84º da República.
EMÍLIO G. MÉDICI
Alfredo Buzaid
Adalberto de Barros Nunes
Orlando Geisel
J. Araripe Macêdo