Abre o Site em nova janelaOBRIGADO POR RECOMENDAR O SITE SOLEIS
     

Informações sobre o Brasil

CEARÁ

bandeira do Ceará
Bandeira do Estado do Ceará.

utilize o mapa para acessar outros estados:

Mapa do Brasil Roraima Pará Amapá Amazonas Maranhão Piauí Ceará RG do Norte Paraíba Pernambuco Alagoas Sergipe Bahia Minas Esp. Santo Rio Distrito Federal Goiás Tocantins São Paulo Mato Grosso MG do Sul Rondônia Acre Parana Santa Catarina RG do Sul

O Estado está localizado no norte da Região Nordeste. A capital é Fortaleza.

Principais Atividades:

  1. Agricultura: feijão; milho; arroz; algodão herbáceo; algodão arbóreo; castanha de caju; cana-de-açúcar; mandioca; mamona; tomate; banana; laranja; coco da baía.
  2. Indústria: mineração; vestuário; alimentícia; metalúrgica; têxtil; química; calçados.
  3. Mineração: ferro; água mineral; calcário; argila; magnésio; granito; petróleo; gás natural; sal marinho.
  4. Pecuária e Criação: bovinos; suínos; caprinos; equinos; aves; asininos.

A colonização do Estado, iniciada no século XVII, foi dificultada pela forte oposição das tribos indígenas e só tomou impulso com a construção, na embocadura do rio Pajeú, do forte holandês Schoonenborch, que em 1654, foi tomado pelos portugueses. Com seu nome mudado para Fortaleza de Nossa Senhora de Asunção, o forte tornou-se a sede da Capitania. 

No século XIX, um movimento de grande importância aconteceu no Ceará: a campanha aboliciionista, que aboliu a escravidão em 25 de março de 1884, antes da Lei Áurea.

O Ceará começaria a se desenvolver apenas depois de sua separação de Pernambuco (em 1799) e sua história foi sempre marcada por lutas políticas e movimentos armados. Esta instabilidade prolongou-se durante o Império e a Primeira República, normalizando-se depois da reconstitucionalização do País, em 1945.

O Estado do Ceará, abrigando, em 2004, uma população de 7.998.849 viventes, respondia, naquele ano, por 4,39 % da população brasileira. Para 2005, a previsão é que o Estado atinja uma população de 8.097.276 pessoas.

A análise das tabelas sobre a população do Estado do Ceará revela alguns fenômenos que merecem ser conhecidos.

De princípio vale chamar a atenção para a taxa de crescimento dessa população: enquanto nos anos cinqüenta, o Estado apresentava uma taxa de crescimento populacional da ordem de 2,6% anual, ao passar dos anos esta taxa declinou para 1,70% na década 1898/1991, mantendo-se praticamente no mesmo nível na década seguinte, haja vista que no período 1991-2000 essa taxa foi de 1,73%. Desta forma, pode-se concluir que há uma nítida tendência de crescimento moderado da população do Estado.

O segundo fenômeno que merece destaque é o comportamento da taxa de urbanização. Mostrando uma tendência ascendente bastante acentuada, essa taxa, que em 1940 estava ao derredor de 22,7% , alcança 71,5% em 2000 e 76,52% em 2004. Entretanto, vale chamar a atenção para o fato de que a taxa de crescimento da população urbana tem apresentado desde a década dos oitenta, comportamento descendente. Fenômeno este ratificado pela queda de aceleração do despovoamento do interior cearense.

Como não poderia deixar de ser, a densidade demográfica, dado o crescimento da população, tem, também, apresentado comportamento ascendente, passando de 14,2 habs./km² , em 1940, para 50,9, em 2000 e 53,74 habs/km2, em 2004. Confirmada a previsão populacional para 2005, o Estado alcançará uma densidade demográfica de 54,41 habs/km2.

Capital: Fortaleza

Área (km²): 148.825,602
Número de Municípios: 184
População Estimada (2005): 8.097.276

outros links sobre o assunto MAIS OPÇÕES DE NAVEGAÇÃO:
Assista as sessões e julgamentos.
NOTICIAS
site SóLeis
Informações sobre estados